quinta-feira, 31 de outubro de 2024

DIA DAS BRUXAS - HALLOWEEN



O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado anualmente na noite de 31 de outubro.

Neste dia, as crianças mascaram-se com visuais assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas.

Quando a porta abre devem dizer "doçura ou travessura?". Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura.

Origem do Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas é uma celebração pagã, que surgiu há mais de dois mil anos. Teve origem com o povo celta, que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "fim de verão".

Anos depois, no Reino Unido, a data passou a marcar o Dia de Todos os Santos, daí ter surgido o nome Halloween, pois este resulta da junção dos termos hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".

Dia das Bruxas em Portugal

Portugal não tem uma tradição tão forte neste dia como os Estados Unidos e o Reino Unido, mas também se celebra o Halloween no nosso país, sobretudo pelas crianças e jovens, que saem às ruas para fazer travessuras.

Em Montalegre realizam-se encenações especiais neste dia e em todas as sextas-feiras treze do ano. Logo pelo início de outubro as lojas de roupa apresentam fatos de Halloween à venda, enquanto algumas montras são decoradas com abóboras e teias de aranha.

retirado de https://www.calendarr.com/portugal/dia-das-bruxas/



quarta-feira, 30 de outubro de 2024

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE ALGUÉM MUITO ESPECIAL...

 


Hoje o traquina professor comemora o seu aniversário.
Muitos parabéns e que seja muito feliz!

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

Para comemorarmos este dia, cada um de nós revelou quais os seus desenhos animados preferidos.

Eis as nossas escolhas:



DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO


O Dia Internacional da Animação é celebrado a 28 de outubro.

Foi a 28 de outubro de 1892 que se registou a primeira exibição de imagens animadas do mundo: a exibição do filme Pauvre Pierrot, por Emile Reynaud no seu teatro ótico, no Museu Grevin, em Paris.

O Dia Internacional da Animação foi criado em 2002 pela Association Internationale du Film d'Animation e é celebrado em mais de 40 países, incluindo Portugal, em comemorações que se estendem a várias cidades e dias.

As celebrações consistem na exibição de filmes de animação, em concursos de curta-metragens, em workshops de animação, demonstrações técnicas, exposições, entre outras iniciativas ligadas à animação. A Casa da Animação é quem organiza tradicionalmente as celebrações em Portugal.

A animação é uma arte que cria a ilusão de movimento através de uma sequência de imagens que exibem uma fase diferente de animação. A animação original era feita à mão mas atualmente a animação é feita principalmente por intermédio do computador, via CGI (Computer-generated imagery – imagens geradas por computador).

Pode celebrar o Dia Internacional da Animação participando numa das suas várias atividades. Também pode mostrar os seus desenhos animados preferidos aos seus filhos (os desenhos mais antigos) ou ver com os amigos e familiares novas animações conceituadas.

retirado de https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-animacao/

sábado, 26 de outubro de 2024

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE ALGUÉM MUITO ESPECIAL...

 


Hoje, o traquina Salvador comemora o seu sétimo aniversário.
Muitos parabéns e que sejas muito feliz!

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

BRUXAS, BRUXEDOS E MIL SEGREDOS...

A Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade está a promover, de 24 a 31 de outubro, com exceção do fim-de-semana, às 10h30 e às 14h30, a Hora do Conto dedicada ao Halloween, com o tema “Bruxas, Bruxedos e Mil Segredos...”

O evento é dirigido às crianças das Escolas Básicas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do concelho do Fundão e à população em geral.

Hoje foi a vez da traquinada ir assistir a esta atividade. A turma do 2.º A também foi connosco, assim como a professora Teresa Félix.

Ouvimos duas histórias. A primeira intitula-se O grande livro das bruxas, de António Tello, com ilustrações de Fernando Falcone e a segunda Não olhes! Não mexas!, de Steve Patschke, com ilustrações de Roland Garrigue.

Foi muito divertido e esperamos voltar em breve à Hora do Conto.

Ficam algumas imagens para verem como foi.



VISITA À BIBLIOTECA ESCOLAR


Inserida nas comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, fomos participar na atividade, dinamizada pelos professores bibliotecários Célia Gil e João Teodósio, Bibliotecas Escolares a Ligar Comunidades.

Esta celebração global destaca o papel essencial das bibliotecas nas escolas e a sua importância na construção de comunidades mais sábias, coesas e interligadas.

Assistimos à leitura/dramatização de dois livros relacionados com o tema:


- O que nos torna humanos, de Victor Santos, ilustrado por Anna Forlati

Foi muito divertido. Os professores iam lendo partes do livro, que serviam como pistas para tentarmos descobrir a resposta à pergunta: O que nos torna humanos? Não foi fácil, mas lá conseguimos descobrir. A resposta é a linguagem e as várias línguas que existem no mundo.



- O muro, de Joseph Fort Newton

Nesta história, um Rei decide expulsar do seu Reino todos aqueles que são diferentes dele e construir um muro para os manter afastados. No entanto, este Rei rapidamente se apercebe de que, sem pessoas com diferentes talentos e conhecimentos, o seu Reino não poderá continuar a prosperar.

Este livro, com texto e ilustrações simples e simbólicos, está repleto de significado e mensagens positivas sobre o valor da diversidade, aceitação das diferenças e integração.
https://www.portoeditora.pt/noticias/o-muro-mostra-que-quando-as-pessoas-se-juntam-fazem-coisas-maravilhosas/214845

Algumas fotos da atividade: 








No fim recebemos uma ficha de trabalho, que fizemos como TPC. Tínhamos de encontrar, numa sopa de letras, 20 das 74 nacionalidades de imigrantes existentes no Fundão.

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

AS JOIAS DA DIANA

Gosto muito de fazer colares, pulseiras e anéis com elásticos. Uso várias técnicas para os fazer.

Digam lá se não são giros?

O professor já me encomendou uma pulseira.






terça-feira, 22 de outubro de 2024

OS TAPETES DA YARA

Comecei a fazer os meus tapetes há mais ou menos 1 ano.

A minha mãe comprou-me um tear e pus mãos à obra. Trouxe um exemplar para mostrar aos meus colegas e explicar como se fazem.



ESCOLA ELETRÃO


No ano letivo 2023/2024 a nossa escola recolheu 4 350 kg de REEE (Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos), que foram encaminhados para reciclagem, ajudando a diminuir a exploração de matérias primas e energia.

Este ano letivo, vamos continuar a nossa missão! Contamos contigo! 
Traz para a escola todo o material elétrico e eletrónico que tens em casa e que já não utilizas ou que está avariado!





DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING

Na sala de aula conversámos sobre este importantíssimo tema. 

- O que é o bullying?

- O que devemos fazer se acontecer connosco?

- O que devemos fazer se um amigo sofrer de bullying?

- O que devemos fazer se um amigo praticar bullying?

- Consequências do bullying.

Para nos ajudar a compreender o bullying, o professor mostrou-nos alguns vídeos e imagens.




Deixamos 4 folhetos, cada um dirigido a grupos específicos. Um para os alunos, outro para os encarregados de educação, outro para os professores e um para os assistentes operacionais.
ALUNOS


ASSISTENTES OPERACIONAIS

ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO


PROFESSORES

Para saberem mais sobre este tema cliquem na ligação:

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

DECORAÇÃO DE PEDRAS - EVA

Com pedras que apanho no jardim faço estas lindas obras de arte. Conto sempre com a ajuda do meu mano, o André.

Espero que gostem.



DIA MUNDIAL DO COMBATE AO BULLYING



O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se a 20 de outubro.

A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente.

Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.

Nesta data são promovidas campanhas de prevenção e combate ao bullying, sobretudo nas escolas, e são revelados relatórios de estudo sobre este problema social.    

Em Portugal as vítimas de bullying podem recorrer à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para obterem apoio. No site da APAV encontra-se informação útil e ajuda para este problema.  

A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola.

Por isso, os pais devem perguntar diariamente aos filhos sobre o dia na escola e perceber pelas respostas se os filhos permanecem tristes ou distantes, o que pode ser indicativo de problemas de bullying.

Encoraje os filhos a expressarem o que sentem, a dizerem “não” quando estão desconfortáveis e a não reagirem com violência, para não gerir ainda mais violência.

retirado dehttps://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-de-combate-ao-bullying/

sábado, 19 de outubro de 2024

CORISTAS E PÉS-DE-CHUMBO

As traquinas da nossa turma gostam muito de fazer as suas coreografias, dançando e cantando nos intervalos. 

O professor disse-nos que, se quiséssemos, podia filmar-nos para colocarmos aqui no blogue.

Aceitámos o desafio, treinámos e eis o resultado:




Os traquinas não quiseram ficar atrás e resolveram imitar as colegas. Não é a mesma coisa, mas há alguns com muito potencial 😁



Animamos casamentos, batizados, eventos e festas diversas. Para mais informações e orçamentos é favor contactar a nossa agência. 
Tlm: 999 999 999 😂😂😂

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

COMER COM ARTE & EQUILIBRADAMENTE



Ontem foi o dia mundial da alimentação. Na sala de aula conversámos acerca de vários assuntos relacionados com este tema: o que é uma alimentação equilibrada?; o que é uma alimentação variada?; o que devemos comer para termos uma alimentação saudável?; que alimentos devemos comer mais vezes?; que alimentos devemos comer menos vezes?.

Depois deste diálogo, participámos no concurso Comer com Arte & Equilibradamente, dinamizado pela equipa PES do nosso agrupamento.

Com os materiais fornecidos pela escola (alimentos frescos e prato) tivemos que, dando asas à nossa imaginação e criatividade, criar um prato com arte.

Eis o nosso prato e também os das outras turmas da nossa escola, para comprovarem a arte e criatividade dos alunos da EB Santa Teresinha.








quarta-feira, 16 de outubro de 2024

DIA MUNDIAL DO PÃO



Assinala-se o Dia Mundial do Pão a
 16 de outubro.

A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000 para celebrar este alimento essencial. O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas. 

Seja de manhã ao pequeno almoço, de tarde ao almoço e lanche, ou à noite, ao jantar, o pão é uma peça chave da alimentação diária. Por vezes como entrada, outras como prato principal ou mesmo como sobremesa, o pão é um alimento muito consumido. De custo baixo, o pão é também um dos alimentos que menos mal faz à saúde. Quanto às variedades mais saudáveis de pão encontram-se o pão de espelta, o pão de milho, o pão de alfarroba, e o pão de malte, por exemplo.

História do pão

O primeiro registo do pão fermentado data de, aproximadamente, 4 mil anos a.C., quando os egípcios, realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo. Os egípcios amassavam o pão com os pés, utilizando espécies de trigo de qualidade inferior. O trigo de qualidade superior estava reservado para os ricos.

Foram os romanos que espalharam o consumo do pão pela Europa. Era costume fazer-se uma cruz na massa do pão e rezar para que ele crescesse bastante, o que originou um corte que ainda se vê nos pães de hoje. Até à Idade Média o número de pães era uma medida de pagamento. 

Para os cristãos o pão é um alimento sagrado: um símbolo do corpo de Deus, da vida e de partilha. 

Como comemorar

Para comemorar o Dia Mundial do Pão pode visitar as melhores padarias da sua zona e provar as suas especialidades de pão. Também pode fazer o seu próprio pão, no forno, na máquina de pão ou na máquina de cozinha. Indispensável é integrar o pão nas refeições do Dia Mundial do Pão.

retirado de https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-pao/

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO



O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as atividades e informações podem ser encontradas no site FAO

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação

  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.

retirado de https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-alimentacao/

DIA INTERNACIONAL PARA A REDUÇÃO DO RISCO DE CATÁSTROFES

Para assinalar o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, a 13 de outubro, a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) disponibilizou-nos dois cartazes com medidas de autoproteção para minimizar os riscos em situações de catástrofe, que explicam como criar um Kit de Emergência e elaborar um Plano Familiar de Emergência.  


 Cartaz que contém informação sobre como constituir um kit de emergência, com elementos essenciais para assegurar a sua autossuficiência e sobrevivência em situações de catástrofe ou acidente grave.  

Cartaz que indica como elaborar um plano familiar de emergência para situações de catástrofe, incluindo um conjunto de medidas com o objetivo de prever, planear e preparar os membros do agregado familiar para situações de acidente grave ou catástrofe.  



terça-feira, 15 de outubro de 2024

DIA MUNDIAL DA VISÃO

Celebrámos este dia, com imaginação e criatividade, decorando um olho (órgão do sentido da visão).

Digam lá se não ficaram super giros...



NÓS E OS NOSSOS ANIMAIS

Para comemorar o dia mundial do animal, cada um de nós trouxe fotografias dos seus animais de estimação ou desenhou o seu animal preferido.

Com esse material, o professor fez este vídeo.



PARABÉNS MARIANA

A Mariana trouxe um bolo delicioso, para comermos na sala de aula.

No final do lanchinho ofereceu uma lembrança do seu aniversário a todos os colegas e professor.

Bem-haja amiga!






segunda-feira, 14 de outubro de 2024

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE ALGUÉM MUITO ESPECIAL...

 


Ontem, 13 de outubro, a traquina Mariana comemorou o seu sétimo aniversário.

Muitos parabéns e que sejas muito feliz!

sábado, 12 de outubro de 2024

DIA INTERNACIONAL DA RAPARIGA


O Dia Internacional da Rapariga, celebrado anualmente a 11 de outubro, tem este ano como tema "A Visão das Raparigas para o Futuro".

A data foi instituída a 11 de outubro de 2011, pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 66/170, e o tema de 2024 destaca a necessidade de ação urgente e a importância da esperança nas vozes e visões das raparigas para o futuro.

Embora sejam desproporcionalmente afetadas por crises climáticas, conflitos, pobreza e continuem a ter os seus direitos negados, especialmente em matéria de direitos humanos e igualdade de género, as raparigas continuam a agir com coragem e otimismo. Contudo, necessitam de aliados que as apoiem, ouçam e forneçam os recursos necessários para concretizar uma visão de um mundo onde todas sejam protegidas, respeitadas e empoderadas.

Os desafios são muitos e incluem a desigualdade de género, o acesso à educação, a violência, o casamento infantil, a discriminação e a igualdade de oportunidades, com foco na garantia dos seus direitos e empoderamento, mas se contarem com o apoio e as oportunidades adequadas, o potencial das 1,1 mil milhões de raparigas é ilimitado, resultando num impacto positivo nas famílias, comunidades e economias.

Quando as raparigas lideram, o efeito é imediato e profundo: as famílias, comunidades e economias tornam-se mais fortes, e o futuro, mais promissor.

retirado de Dia Internacional da Rapariga (pcm.gov.pt)


Aqui estão as nossas raparigas traquinas:



quinta-feira, 10 de outubro de 2024

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

Para comemorar este dia, a equipa do PES (Promoção e Educação para a Saúde) do nosso agrupamento, propôs à nossa escola a criação de um laço verde (símbolo de sensibilização face à doença mental), utilizando materiais à nossa escolha, para ser exposto no gradeamento da escola.

Todos os alunos da escola desenharam e recortaram uma folha verde, que depois utilizámos para construir o nosso laço. Depois de finalizado, colocamo-lo no edifício da escola.

Vejam algumas imagens:

As nossas folhas

O laço da nossa escola

A nossa turma junto ao laço

Para saberem mais sobre doenças mentais cliquem na ligação.

SNS - SAÚDE MENTAL