No fim de semana passado estive a decorar a sala da minha casa . Fiz o presépio sozinha e decorei a árvore de Natal com a ajuda da mina mãe e do meu irmão André.
Ficou muito gira!
Olá! Sejam bem vindos ao nosso blogue. Somos a turma B do 2.º ano da EB Santa Teresinha. Aqui colocaremos um pouco do nosso dia-a-dia na escola, os nossos trabalhos, as nossas aventuras, as nossas brincadeiras, os nossos gostos... Boa visita!
No fim de semana passado estive a decorar a sala da minha casa . Fiz o presépio sozinha e decorei a árvore de Natal com a ajuda da mina mãe e do meu irmão André.
Ficou muito gira!
A nossa escola já começou a ser decorada para o Natal.
As portas das salas têm uma linda bota natalícia.
Vejam a nossa:
Fiz o trabalho para o dia da criatividade e contei com a preciosa ajuda da minha família.
Ora vejam:
Todos cumpriram e receberam as respetivas cartas, para juntar à coleção.
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro.
Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.
85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres. A violência doméstica contra as mulheres abarca vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos.
As vítimas de violência doméstica em Portugal podem recorrer à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), que além de prestar apoio às vítimas, organiza eventos especiais neste dia.
A PSP (Polícia de Segurança Pública) também garante apoio às vítimas de violência doméstica, tendo implementado o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade na PSP (PIPP), que consiste no atendimento, acompanhamento, apoio e encaminhamento das vítimas.
Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde então, essa data tem sido comemorada no mundo.
A data está relacionada com a homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs tornaram-se um símbolo mundial de luta contra a violência que vitimiza as mulheres.
retirado dehttps://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-para-a-eliminacao-da-violencia-contra-as-mulheres/
A Clarisse trouxe um bolo delicioso, para comermos na sala de aula.
No final do lanchinho ofereceu uma lembrança do seu aniversário a todos os colegas e professor.
Bem-haja amiga!
Ontem, dia 21 de novembro, comemorou-se o Dia Mundial da Televisão.
Na sala conversámos um pouco sobre a televisão e cada um disse o seu canal preferido.
Ei-los:
SANTIAGO |
MARIA, BIHROZ E OSMAN |
CLARISSE, ÍRIS, LEONARDO, DINIS, SALVADOR, RAFAEL, ULISSES, DIANA E LOURENÇO |
BIANCA |
FÁBIO |
YARA, EVA, INÊS, SOFIIA, FRANCISCA, RAFAELA, NEUZA, MARIANA E HENRIQUETA |
O professor disse-nos que quando tinha a nossa idade só havia dois canais de televisão e que a que tinha era a preto e branco. Coitado!😉
Hoje, a traquina Clarisse comemora o seu sétimo aniversário.
Olá, sou a Eva e fiz esta linda argola de guardanapo para a ceia de Natal!
Os alimentos desta semana foram a tangerina e os brócolos.
Todos cumpriram e receberam as respetivas cartas, para juntar à coleção.
A nossa escola associou-se à
comemoração do Dia Nacional do Pijama.
Todos viemos vestidos com os
nossos lindos pijamas, as pantufas/chinelos e trouxemos alguns peluches com os
quais gostamos de dormir, para lembrar que cada criança deve poder viver num ambiente
familiar de alegria, amor e compreensão.
Na sala de aula falámos sobre a
importância deste dia e quais os seus objetivos.
No final da manhã, os
alunos de todas as turmas juntaram-se no recreio e dançaram o Hino-Dança-Canção deste dia, com o
título “Dá um passo”, da autoria de José Cid, coreografada pelo Cifrão.
Foi super divertido!!
Esta iniciativa tem uma componente solidária. As crianças receberam um mealheiro “Casa dos Pijamas” e as famílias foram convidadas a ajudar esta causa com o contributo de pequenos donativos que serão doados à Mundos de Vida, que fará chegar a ajuda às crianças que necessitam.
Os traquinas conseguiram
angariar 84,29€. O nosso enorme bem-haja a todos os que contribuíram!
O Dia Internacional dos Direitos das Crianças é comemorados todos os anos a 20 de novembro.
A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.
Em Portugal realizam-se atividades solidárias como é o exemplo do Dia Nacional do Pijama, onde as crianças vão de pijama para a escola, relembrando o direito de todas as crianças a terem um lar, uma família e a proteção da sociedade.
A Declaração dos Direitos da Criança foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo a seguinte redação:
O Dia Nacional do Pijama é comemorado, tradicionalmente, em 20 de novembro, mas quando calha ao fim de semana é escolhido outro dia (um dia útil) para a sua celebração nas escolas.
Este dia tem uma base lúdica, educativa e solidária. A data visa defender o direito de todas as crianças crescerem no seio de uma família, especialmente as crianças que, por diversas razões, estão separadas das suas famílias biológicas.
Essa é a chamada "Missão Pijama", que visa promover o direito de todas as crianças a terem uma família. É uma iniciativa criada pela Mundos de Vida - Associação para a Educação e Solidariedade.
O Dia Nacional do Pijama tenta chamar a atenção para o problema das crianças desfavorecidas, para que aumente o número de famílias de acolhimento em Portugal. A ideia é que as crianças separadas dos seus pais possam ser acolhidas por casais dispostos a dar-lhes carinho, amor e educação.
O Dia Nacional do Pijama coincide com a celebração do Dia Internacional dos Direitos da Criança.
Como forma de comemorar, crianças de até 10 anos vão vestidas com o pijama para as escolas que decidem aderir a esta data, em Portugal e em todos os países onde há portugueses. Antes de 2015, esta iniciativa abrangia crianças de até 6 anos.
Nas escolas, as crianças realizam variadas atividades em pijama durante o dia, até regressarem à casa. Tirar muitas fotografias, para mais tarde recordar, é uma obrigação deste dia.
retirado de https://www.calendarr.com/portugal/dia-nacional-do-pijama/