| Provérbio recolhido pela Francisca |
Olá! Sejam bem vindos ao nosso blogue. Somos a turma B do 2.º ano da EB Santa Teresinha. Aqui colocaremos um pouco do nosso dia-a-dia na escola, os nossos trabalhos, as nossas aventuras, as nossas brincadeiras, os nossos gostos... Boa visita!
| Provérbio recolhido pela Francisca |
Festejar o dia do pijama já é uma tradição da nossa escola. Este ano não fugiu à regra e todos levámos os nossos confortáveis pijamas para a escola. Também construímos as nossas casas pijama, onde fomos colocando, ao longo das últimas semanas, moedas para entregarmos a quem mais precisa (conseguimos angariar 60,99€).
Cantámos e dançamos o hino do pijama deste ano, intitulado "Não te serve este abraço?", da cantora Ágata.
Sabemos que o dia do pijama é celebrado neste dia (20 de novembro) por coincidir com o dia dos direitos das crianças. Na sala de aula conversámos muito sobre este tema e sobre a importância destes direitos serem respeitados, embora saibamos que muitas vezes não o são.
Na parte da tarde recebemos a visita de duas animadoras CLDS 5G FUNDÃO 7 FORMAREDES, Sara Fonseca e Ana Diamantino. Dinamizaram uma atividade intitulada "Vamos conhecer os nossos direitos" onde fizemos um jogo de tabuleiro sobre este tema.
Estivemos muito bem, as equipas conseguiram responder corretamente a quase todas as perguntas do jogo. No fim recebemos um livro de atividades sobre os direitos das crianças.
Vejam tudo sobre este dia no vídeo:
Para comemorarmos o Dia de Santa Cecília, fomos à sede do agrupamento participar numa atividade dinamizada pela Academia de Música e Dança do Fundão.
Ficámos a conhecer alguns instrumentos (trompete, trompa e acordeão) e, como é óbvio, ouvimos os seus sons.
No final ouvimos uma história de Natal, contada pelo professor Sérgio, do 4.º ano, musicalizada por um clarinete.
Foi muito divertido! Adorámos!!
Para comemorar o seu aniversário, a Clarisse trouxe um lindo e delicioso bolo e uma lembrança para partilhar com todos os traquinas e professor.
Bem haja!
No passado dia 22 de novembro a traquina Clarisse comemorou o seu oitavo aniversário.
Muitos parabéns e que sejas muito feliz!
Caros membros da comunidade escolar 

É com imensa alegria que informamos toda a comunidade escolar que vencemos o Bairro Feliz do Pingo Doce e recebemos 1000€ para dar vida à causa “B – Onde cada sentido ocupa o seu lugar”. 


![]() |
| Provérbio recolhido pelo Dinis |
O Dia Universal dos Direitos da Criança é celebrado anualmente a 20 de novembro, desde 1954, com o intuito de promover a consciencialização mundial e a solidariedade internacional em torno dos direitos da criança.
Foi a 20 de novembro de 1959 que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração dos Direitos da Criança e que, no mesmo dia, em 1989, adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. Assim, desde 1990, ambas são comemoradas nesta data.
Em 2025, o tema é «O meu dia, os meus direitos». Pretende alertar para o facto de que diariamente, as crianças acordam num mundo com escolhas que elas não fizeram. Mas todas as crianças, em todos os lugares, também acordam com direitos. Incluindo o direito de serem protegidas, de aprender e de terem suas vozes ouvidas. É hora de ouvir as crianças. De compreender como são as suas vidas e como os seus direitos estão presentes, ausentes ou são perseguidos todos os dias.
O Dia Nacional do Pijama é comemorado, tradicionalmente, em 20 de novembro, mas quando calha ao fim de semana é escolhido outro dia (um dia útil) para a sua celebração nas escolas.
Este dia tem uma base lúdica, educativa e solidária. A data visa defender o direito de todas as crianças crescerem no seio de uma família, especialmente as crianças que, por diversas razões, estão separadas das suas famílias biológicas.
Essa é a chamada "Missão Pijama", que visa promover o direito de todas as crianças a terem uma família. É uma iniciativa criada pela Mundos de Vida - Associação para a Educação e Solidariedade.
O Dia Nacional do Pijama tenta chamar a atenção para o problema das crianças desfavorecidas, para que aumente o número de famílias de acolhimento em Portugal. A ideia é que as crianças separadas dos seus pais possam ser acolhidas por casais dispostos a dar-lhes carinho, amor e educação.
O Dia Nacional do Pijama coincide com a celebração do Dia Internacional dos Direitos da Criança.
Como forma de comemorar, crianças de até 10 anos vão vestidas com o pijama para as escolas que decidem aderir a esta data, em Portugal e em todos os países onde há portugueses.
Nas escolas, as crianças realizam variadas atividades em pijama durante o dia, até regressarem à casa. Tirar muitas fotografias, para mais tarde recordar, é uma obrigação deste dia.
retirado de https://www.calendarr.com/portugal/dia-nacional-do-pijama/
Falámos sobre muitas coisas sobre a Serra, analisamos o mini-guia de campo e vimos fotos de várias espécies lá existentes.
No mini-guia colámos imagens da paisagem da Serra da Gardunha (árvores autóctones e rochas).
Para comemorar o seu aniversário, a Eva trouxe um lindo e delicioso bolo e uma lembrança para partilhar com todos os traquinas e professor.
Bem haja!
Na passada sexta-feira, dia 14 de novembro, a traquina Eva comemorou o seu oitavo aniversário.
Muitos parabéns e que sejas muito feliz!
No fim de semana fui apanhar azeitona com os meus pais, das minhas oliveiras.
Umas vezes a minha mãe cortava os ramos e eu ripava, outras vezes subia a escada e colhia.
Gostei muito!
Para comemorar o seu aniversário, O Dinis trouxe umas lembranças para partilhar com os colegas e com o professor.
Bem haja!
Hoje assinala-se o Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, incluindo o Cyberbullying, uma iniciativa da UNESCO que visa promover ambientes escolares seguros, inclusivos e respeitadores.
Este dia lembra-nos que:
Em Portugal, esta data complementa outras iniciativas como o Dia Mundial de Combate ao Bullying (20 de outubro) e a campanha “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, promovida pela Direção-Geral da Educação.
Na sala de aula, como já é habitual, debatemos este importante tema, analisando os cartazes disponibilizados na página ESCOLA SEM BULLYING ESCOLA SEM VIOLÊNCIA, que aqui deixamos.