O Dia Internacional da Rapariga, celebrado anualmente a 11 de outubro, tem este ano como tema "A Visão das Raparigas para o Futuro".
A data foi instituída a 11 de outubro de 2011, pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 66/170, e o tema de 2024 destaca a necessidade de ação urgente e a importância da esperança nas vozes e visões das raparigas para o futuro.
Embora sejam desproporcionalmente afetadas por crises climáticas, conflitos, pobreza e continuem a ter os seus direitos negados, especialmente em matéria de direitos humanos e igualdade de género, as raparigas continuam a agir com coragem e otimismo. Contudo, necessitam de aliados que as apoiem, ouçam e forneçam os recursos necessários para concretizar uma visão de um mundo onde todas sejam protegidas, respeitadas e empoderadas.
Os desafios são muitos e incluem a desigualdade de género, o acesso à educação, a violência, o casamento infantil, a discriminação e a igualdade de oportunidades, com foco na garantia dos seus direitos e empoderamento, mas se contarem com o apoio e as oportunidades adequadas, o potencial das 1,1 mil milhões de raparigas é ilimitado, resultando num impacto positivo nas famílias, comunidades e economias.
Quando as raparigas lideram, o efeito é imediato e profundo: as famílias, comunidades e economias tornam-se mais fortes, e o futuro, mais promissor.
retirado de Dia Internacional da Rapariga (pcm.gov.pt)
Aqui estão as nossas raparigas traquinas:
2 comentários:
Que o futuro vos seja tão promissor como todas as raparigas merecem!
Que belas meninas 😍 o futuro que seja sempre com muitas conquistas 😍
Enviar um comentário