sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

DIA DE S. VALENTIM, DOS NAMORADOS, DO AMOR E DA AMIZADE


Qual é a verdadeira origem do Dia dos Namorados?

A história do Dia dos Namorados remonta ao século III em Roma, durante o reinado do imperador Cláudio II. Naquela época, proibiu casamentos de jovens soldados, argumentando que homens solteiros eram melhores combatentes. Entretanto, um padre chamado Valentim desobedeceu a essa ordem e continuou a realizar casamentos em segredo, o que lhe deu prisão.

Diz a lenda que, enquanto estava na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do guarda, a quem teria enviado uma carta assinada "de seu Valentim", uma expressão usada até hoje. Acabou sendo executado a 14 de fevereiro de 270 d.C.

Com o tempo, a Igreja Católica canonizou São Valentim, fazendo a sua festa a 14 de fevereiro, dia da sua morte. No entanto, foi somente na Idade Média que começou a ser associado ao amor romântico. Alguns historiadores dizem que esta conexão surgiu devido à crença de que 14 de fevereiro marcava o início da temporada de acasalamento dos pássaros na Europa.

As tradições do Dia dos Namorados


O Dia dos Namorados evoluiu significativamente ao longo dos séculos. Um dos costumes mais populares é a troca de cartões ou cartas de amor, uma prática que remonta aos primórdios da celebração. Estes cartões costumavam ser feitos à mão e decorados com símbolos românticos, como corações e cupidos.

Além de trocar cartões, dar flores e chocolates tornou-se uma tradição amplamente praticada em todo o mundo. Rosas vermelhas, em particular, são vistas como um símbolo de amor apaixonado. Em alguns países, como o Japão, o Dia dos Namorados é uma ocasião para as mulheres darem chocolates aos homens e, um mês depois, no "Dia Branco", os homens retribuem o gesto. 

Dia dos Namorados em 2025


O Dia dos Namorados, conhecido mundialmente como o Dia do Amor e da Amizade, é comemorado todos os anos em 14 de fevereiro. Em 2025, o Dia dos Namorados calha a uma sexta-feira, dando a possibilidade de planear um jantar romântico ou um fim de semana cheio de amor e comemoração.

Para este Dia dos Namorados, oferecer flores é um gesto clássico que simboliza amor, carinho e admiração. As rosas, em especial, são as preferidas para a ocasião, e o significado da cor das rosas pode transmitir diferentes emoções: vermelhas representam paixão intensa, brancas simbolizam pureza e amarelas expressam amizade e alegria. 

retirado de https://www.idealista.pt/news/ferias/turismo/2025/02/13/68263-de-sao-valentim-a-celebracao-do-amor-a-historia-do-dia-dos-namorados

1 comentários:

Anónimo disse...

GOSTEI

Enviar um comentário