No passado dia 10 de fevereiro fizemos uma das visitas da rede educativa da Câmara Municipal do Fundão, a Rota do Queijo, com a presença do técnico Pedro Silveira.
Saímos da escola e fomos em direção ao Salgueiro (Três Povos), para visitar a Casa da Pastorícia. À nossa espera estavam a Salomé e o Eduardo, responsáveis pelo espaço, que nos receberam à boa maneira beirã, com carinho, simpatia e disponibilidade.
O senhor Pedro, fruto de um vasto conhecimento sobre o assunto, explicou-nos tudo o que de mais importante há para saber sobre a pastorícia da nossa zona. Descobrimos que, antigamente, quando chegava o inverno, os pastores faziam uma enorme viagem desde a Serra da Estrela até ao Alentejo, para que os seus rebanhos pudessem alimentar-se. Esta viagem chama-se Transumância. Também vimos uma exposição com muitos utensílios ligados à pastorícia.
No final fomos presenteados com um rico e delicioso lanche, com pão, queijos, marmelada, doces, biscoitos e sumo.
Em seguida, dirigimo-nos a outra freguesia do concelho do Fundão, a Orca, para visitarmos a Casa do Queijo.
Quando chegámos fomos brincar um pouco no parque desportivo da aldeia e depois fomos almoçar.
Antes de irmos à Casa do Queijo, fomos conhecer o vasto olival comunitário. Cada oliveira tem o seu dono, devidamente assinalado com uma placa. Umas pertencem à junta, outras à igreja e também há muitas de proprietários em nome individual.
Uma das oliveiras é milenar. Tem um certificado que o comprova. Este ano fará 957 anos. É mais velha que o nosso país, como nos informou o senhor Pedro.
Após 10 minutos de brincadeira num parque infantil, fomos então à Casa do Queijo. Mais uma vez, a receção foi muito boa. Estavam à nossa espera as senhoras São (presidente da junta de freguesia), Esmeralda, Maria e Beatriz, para nos ensinarem a fazer queijo. Cada um de nós lavou as mãos, vestiu um avental e, depois de mais uma ótima explicação do senhor Pedro, pusemos as mãos na massa, ou melhor, na coalhada.
Terminado o trabalho, repusemos energias com mais um abastado e saboroso lanche, com pão, queijo, tostinhas, doces, bolos e sumos.
Foi um dia muito bem passado. Aprendemos e divertimo-nos!
Um enorme bem-haja a todos, especialmente ao senhor Pedro Silveira, pela sua dedicação, paciência e sabedoria.
0 comentários:
Enviar um comentário