O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se, anualmente, a 2 de abril. Esta data assinala-se por ocasião do aniversário de Hans Christian Andersen, reconhecido escritor dinamarquês. Este Dia tem vindo a ser comemorado desde 1967.
O seu propósito é incentivar a leitura dos mais novos e salientar a importância dos livros infantis no processo de educação.
O International Board on Books for Young People (IBBY) convida anualmente um país a dar o mote e a escrever um texto alusivo à literatura para a infância. Este ano a responsabilidade é dos Países Baixos.
O tema escolhido para este ano é «A liberdade da imaginação» e o mote a última frase do poema «A linguagem das imagens». O poema integra o livro «Todos os desejos do mundo», da autoria do holandês Rian Visser, com ilustrações de Janneke Ipenburg.
Nos livros infantis de qualidade, a imaginação do leitor é estimulada e desenvolvida. Estes livros ajudam as crianças a explorar a sua imaginação, a desenvolver a sua criatividade e a ver o mundo de uma nova forma. Os bons livros convidam os leitores a interpretar as palavras por si próprios, tornando a história sua.
Para assinalar este dia, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas disponibiliza um cartaz digital, da autoria da ilustradora Catarina Sobral, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2024, com o livro Fantasmas, Bananas e Avestruzes, publicado pela Assembleia da República na coleção Missão Democracia.
retirado de https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-do-livro-infantil
0 comentários:
Enviar um comentário